PROJETO: Nas asas da Borboleta
Professora:
Turma:
Faixa Etária: 4 anos
JUSTIFICATIVA:
Um dia enquanto nos preparávamos para a aula de Educação Física, recebemos uma “ilustre visita – a borboleta”. As crianças ficaram alvoroçadas querendo pega-la, e surgiram algumas indagações:
A partir dessa curiosidade começamos a pesquisar a respeito do assunto para tentarmos esclarecer nossas duvidas.
“As crianças desde muito pequenas, pela interação com o meio social e natural em que vivem, elas aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, idéias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que tem acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca.” (RECNEI, vol. 03)
Devem-se oportunizar os meios para que elas observem, expliquem e representem o mundo, a fim de melhor compreende-lo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Ampliar nosso conhecimento a respeito das borboletas;
• Compreender a metamorfose que as borboletas sofrem.
JUSTIFICATIVA:
Um dia enquanto nos preparávamos para a aula de Educação Física, recebemos uma “ilustre visita – a borboleta”. As crianças ficaram alvoroçadas querendo pega-la, e surgiram algumas indagações:
A partir dessa curiosidade começamos a pesquisar a respeito do assunto para tentarmos esclarecer nossas duvidas.
“As crianças desde muito pequenas, pela interação com o meio social e natural em que vivem, elas aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, idéias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que tem acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca.” (RECNEI, vol. 03)
Devem-se oportunizar os meios para que elas observem, expliquem e representem o mundo, a fim de melhor compreende-lo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Ampliar nosso conhecimento a respeito das borboletas;
• Compreender a metamorfose que as borboletas sofrem.
OBJETIVOS GERAIS:
Movimento
• Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
Música
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
Artes Visuais
• Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Linguagem Oral e Escrita
• Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.
Natureza e Sociedade
• Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
Matemática
• Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
Movimento
• Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
Música
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
Artes Visuais
• Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Linguagem Oral e Escrita
• Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.
Natureza e Sociedade
• Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
Matemática
• Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
• Linguagem Oral e Escrita
Histórias:
A Mariposa
A lagarta Gonsala
Zuzu, a borboleta azul
A descoberta de Isabelle
A borboleta e o grilo
A primavera da lagarta
Conversas informais na rodinha
Registros escritos:
Blocão
Reconto de histórias
Mini gráfica
Poesia: “As Borboletas” (Vinícius de Moraes)
Fichas de leitura
• Música e Movimento
Dança com a música “A borboleta”
Dramatização com a música “Borboletinha”
Expressão corporal
• Artes Visuais
Produção de trabalhos com técnicas diversas (pintura, desenho, recorte e colagem)
Dobraduras de borboletas
Modelagem
Confecção de móbiles de borboletas
• Matemática
- Explorar em todas as situações possíveis:
Contar: Quantas borboletas confeccionamos?
Quantas asas têm a borboleta?
Quantas borboletas nos falam a poesia?
Classificar: Quais as cores das borboletas na poesia?
• Natureza e Sociedade
Utilização de diversas fontes de pesquisas para criação do mural.
• Linguagem Oral e Escrita
Histórias:
A Mariposa
A lagarta Gonsala
Zuzu, a borboleta azul
A descoberta de Isabelle
A borboleta e o grilo
A primavera da lagarta
Conversas informais na rodinha
Registros escritos:
Blocão
Reconto de histórias
Mini gráfica
Poesia: “As Borboletas” (Vinícius de Moraes)
Fichas de leitura
• Música e Movimento
Dança com a música “A borboleta”
Dramatização com a música “Borboletinha”
Expressão corporal
• Artes Visuais
Produção de trabalhos com técnicas diversas (pintura, desenho, recorte e colagem)
Dobraduras de borboletas
Modelagem
Confecção de móbiles de borboletas
• Matemática
- Explorar em todas as situações possíveis:
Contar: Quantas borboletas confeccionamos?
Quantas asas têm a borboleta?
Quantas borboletas nos falam a poesia?
Classificar: Quais as cores das borboletas na poesia?
• Natureza e Sociedade
Utilização de diversas fontes de pesquisas para criação do mural.
CD: Aprendendo e brincando com música e com jogos (CD1 e CD2)
AVALIAÇÃO DIÁRIA.
BIBLIOGRAFIA:
• Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (volume 03)
• Dia a dia do professor – murais projetos e datas comemorativas (Editora Fapi)
• Projetos para a Educação Infantil (módulo1 – Editora Dimensão)
Histórias:
• A descoberta de Isabelle - Frances Rodrigues Pinto, coleção, Editora Fapi
• Zuzu, a borboleta azul – Naiara Mattar, coleção, Editora Ciranda Cultural
• A borboleta e o grilo – Gerusa Rodrigues Pinto, coleção Francesinha, Editora Fapi
• A Mariposa – DCL
• A primavera da lagarta – Ruth Rocha Editora Melhoramentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário