Projeto Água
I – JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
II- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
· Saber sobre a necessidade de se economizar água.
· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
· Compreender o ciclo da água.
· Conhecer as causas da poluição da água.
· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
· Identificar o percurso da água do rio até as casas.
· Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)
· Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
· Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
· Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
· Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
· Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
· Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
· Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
· Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
· Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
· Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
· Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
· Saber sobre a necessidade de se economizar água.
· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
· Compreender o ciclo da água.
· Conhecer as causas da poluição da água.
· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
· Identificar o percurso da água do rio até as casas.
· Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)
· Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
· Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
· Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
· Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
· Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
· Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
· Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
· Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
· Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
· Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
· Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
· Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
· Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
· Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambienteem geral.
· Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
· Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
II – OBJETIVOS GERAIS:
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
· Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
· Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
· Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente
· Valorizar
· Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
II – OBJETIVOS GERAIS:
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
III- ETAPAS PREVISTAS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
Produção coletiva de pequenos textos.
Escrita espontânea.
Cruzadinhas, caça-palavras.
Atividades com alfabeto móvel.
Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
Situações-problema envolvendo a água.
Jogo com dado/trilha.
Produção coletiva de pequenos textos.
Escrita espontânea.
Cruzadinhas, caça-palavras.
Atividades com alfabeto móvel.
Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
Situações-problema envolvendo a água.
Jogo com dado/trilha.
NATUREZA E SOCIEDADE
Observação do ciclo da água.
Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso.
Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
Experiência do pé de feijão.
Observação do ciclo da água.
Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso.
Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
Experiência do pé de feijão.
Vídeos que abordam o tema.
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.
VISUAL
Desenho livre e de observação.
Recorte e colagem
Dobraduras
Releitura de obras de arte
Modelagem com areia e argila
Técnicas de pintura.
Maquetes.
Jogo da memória.
Desenho livre e de observação.
Recorte e colagem
Dobraduras
Releitura de obras de arte
Modelagem com areia e argila
Técnicas de pintura.
Maquetes.
Jogo da memória.
MÚSICA E MOVIMENTO
Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema.
Ginástica historiada (Chuí olha lá!).
Circuito da água.
Cd Xuxa, Guilherme Arantes.
Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema.
Ginástica historiada (Chuí olha lá!).
Circuito da água.
Cd Xuxa, Guilherme Arantes.
AVALIAÇÃO
Hora social e/ou exposição de trabalhos.
Hora social e/ou exposição de trabalhos.
DANY PARABENS PELOS SEUS TRABALHOS, GOSTEI DO SEU PROJETO ÁGUA ADPTAR PARA MINHA TURMINHA DE 02 ANOS OK. ESTOU COMEÇANDO AGORA MAS SE QUISER PODE UTILIZAR AS ATIVITADES QUE VOU POSTAR OK ABRAÇOS TIA CIDA
ResponderExcluirDANY EU AMEI O SEU TRABALHO REFERENTE O NOSSO PLANETA PRINCIPAL O CICLO DA AGUA PARA QUE AS CRIANÇAS AJUDEM OS PAIS A SE CONCIENTIZAREM A RESPEITO DA ÁGUA E VALORIZARMOS MAIS O QUE DEUS NOS DEU AQUI
ResponderExcluirUM ABRAÇO E FICA COM DEUS BJOSS
Ótimo tia fany , amei , Obg por postar isso , Mr a judou e muito 🌈👵
ResponderExcluir