SEJAM BEM VINDOS!!!

Este blog tem por objetivo auxiliar professores de educação infantil.
Compartilharemos atividades, projetos, reportagens sobre educação, artesanatos, dicas de decoração para sala de aula e muito mais...
Estou muito feliz com a criação deste blog, é a realização de um sonho.
Conto com a participação de vocês com sugestões, pedidos e críticas.
Aproveitem!!!
Professora Dany.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE
 
JUSTIFICATIVA:

Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

OBJETIVOS DO TRABALHO:

· Aumentar o repertório de brincadeiras infantil.
· Participar de situações de socialização.
· Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo.
· Construção de brinquedos com sucatas.
· Registrar de diferentes formas o brincar.


OBJETIVOS DIDÁTICOS:

- Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.
- Explorar e identificar elementos da musica para se expressar, interagir com outros.
- Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
- Participar de variadas situações de comunicação oral.
- Participar de diversas situações de intercâmbio social.
- Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.

CONTEÚDOS:

Movimento:
· Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
· Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras.

Natureza e Sociedade:
· Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

Música:
· Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

Artes:
· Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
· Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção.

Linguagem Oral e Escrita:
· Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
· Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas.
· Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
· Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:

- Pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância.
- Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.
- Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças. (bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, e outros.).
- Coletar algumas sucatas para confecção dos brinquedos.


ETAPAS DO TRABALHO:

· Rodas de conversa (Quais os brinquedos preferidos?).
· Listar os brinquedos em cartaz.
· Roda
de conversa (Qual a brincadeira preferida?).
· Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar.
· Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância.
· Ler as pesquisas para as crianças e junto com as crianças selecionar algumas para brincamos.
· Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras.
· Proporcionar oportunidade para que as crianças confeccionem alguns brinquedos.
· Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo).


PRODUTO FINAL:

- Exposição para os pais dos desenhos, pinturas e brinquedos confeccionados.
- Livro de brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário