PERÍODO DE ADAPTAÇÃO
Projeto "Amigo Viajante”
Tem como objetivos:
-Reforçar a importância da amizade e de ter amigos
-Promover a responsabilidade pelo outro
-Apelar à participação da família
-Valorizar o trabalho em grupo e com a família
Tem como objetivos:
-Reforçar a importância da amizade e de ter amigos
-Promover a responsabilidade pelo outro
-Apelar à participação da família
-Valorizar o trabalho em grupo e com a família
O “Amigo Viajante” começa por ser um boneco de trapo, sem rosto e sem
roupa que será apresentado aos pais (na reunião inicial) e ao grupo
(na sala). Inicialmente este boneco terá apenas uma mala e um caderno
de registro. Pretende-se que este amigo vá sendo construído pelas
famílias e pelas crianças, pois ele viajará para casa de cada criança
durante pelo menos um fim-de-semana e será o seu convidado. Na mala
serão guardados os pertences construídos para o nosso amigo e no
caderno deverá ser registrado o que aconteceu durante o fim-de-semana
(o que construíram e com que materiais, o que fizeram em conjunto,
onde foram; para isso os pais devem fazer o registro escrito e a
ilustração, utilizando os materiais que quiserem em parceria com a criança)
roupa que será apresentado aos pais (na reunião inicial) e ao grupo
(na sala). Inicialmente este boneco terá apenas uma mala e um caderno
de registro. Pretende-se que este amigo vá sendo construído pelas
famílias e pelas crianças, pois ele viajará para casa de cada criança
durante pelo menos um fim-de-semana e será o seu convidado. Na mala
serão guardados os pertences construídos para o nosso amigo e no
caderno deverá ser registrado o que aconteceu durante o fim-de-semana
(o que construíram e com que materiais, o que fizeram em conjunto,
onde foram; para isso os pais devem fazer o registro escrito e a
ilustração, utilizando os materiais que quiserem em parceria com a criança)
A primeira etapa deste projeto é pedir a colaboração dos pais neste
projeto. Isto porque a sua participação será fundamental para a
execução do mesmo e para que todas as crianças sintam que tiveram um
papel importante na construção deste novo amigo.
projeto. Isto porque a sua participação será fundamental para a
execução do mesmo e para que todas as crianças sintam que tiveram um
papel importante na construção deste novo amigo.
A segunda etapa será a apresentação ao grupo. Nesse primeiro contato,
iremos decidir se é um amigo ou uma amiga e o seu nome. E este será o
primeiro registro no caderno. A partir daí, o nosso amigo estará na
sala conosco durante a semana e na 6ª-feira acompanhará uma criança
até sua casa. À 2ª-feira será o dia de ler o registro do fim-de-semana
e de irmos vendo o nosso amigo crescer.
iremos decidir se é um amigo ou uma amiga e o seu nome. E este será o
primeiro registro no caderno. A partir daí, o nosso amigo estará na
sala conosco durante a semana e na 6ª-feira acompanhará uma criança
até sua casa. À 2ª-feira será o dia de ler o registro do fim-de-semana
e de irmos vendo o nosso amigo crescer.
Com este projeto pretendo envolver as famílias e as crianças em
momentos de partilha e crescimento conjunto, através de um valor
maior: um Amigo!
momentos de partilha e crescimento conjunto, através de um valor
maior: um Amigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário