PROJETO: “QUEM SOU EU?!”
JUSTIFICATIVA:
Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo
de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal,
inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade,
os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas
vezes os pais passam a idéia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com
outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir
a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo.
de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal,
inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade,
os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas
vezes os pais passam a idéia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com
outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir
a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo.
OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade.
Conhecer a história e o significado de seu nome;
Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;
Construção de outros valores de vida.
Aquisição de novas formas de relações.
CONTEÚDOS:
CONCEITUAIS:
* Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar.
PROCEDIMENTAIS :
* Participação em pesquisas.
* Exploração de retratos.
* Compartilhar experiências vividas.
* Exploração de retratos.
* Compartilhar experiências vividas.
ATITUDINAIS:
* Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar.
* Respeito e valorização de si próprio e com os colegas.
JANELAS:
Linguagem Oral e Escrita:
Rodas de conversas,
Leitura e escrita do nome,
Parlendas,
Advinhas,
Trava – língua,
Histórias.
Matemática:
Seqüência numérica,
Contagem,
Função dos números,
Grafia de números,
Leitura de números.
Artes:
Desenho,
Pintura,
Recorte e colagem,
-
Modelagem,
-
Apreciação.
Natureza e sociedade:
-
Esquema corporal,
-
Órgãos dos sentidos,
-
Animais de estimação.
Movimento:
-
Circuitos,
-
Brincadeiras,
- Psicomotricidade.
Música:
-
-
Interpretar músicas infantis,
- Ouvir músicas clássicas e populares.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
-
Preparar o material para a Dinâmica de iniciação, “Tesouro”.
-
Providenciar fotos dos alunos para as atividades de auto-retrato.
-
Providencias material para os alunos Desenharem seus auto – retratos.
-
Elaborar pesquisas sobre a história dos nomes dos alunos.
-
Juntar revistas para serem usadas nas pesquisas em classe pelos alunos.
- Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos alunos referentes as diferentes
características físicas dos seres humanos. (pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.).
-
características físicas dos seres humanos. (pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.).
-
Pesquisar os significados dos nomes da turma.
-
Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o
projeto. (anexas ao projeto).
ETAPAS:
-
Em roda aplicar a dinâmica “Tesouro”.
-
Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.).
- Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo,
altura, meninos e meninas, etc.).
-
altura, meninos e meninas, etc.).
-
Iniciar as seqüências de atividades pela ordem proposta a baixo
SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES:
1- Auto – Retrato.
2- História do Nome.
3- Atividades com nomes.
4- Esquema corporal.
5- Altura e peso.
6- Órgãos dos sentidos.
7- Número do sapato.
8- Animais de estimação.
PRODUTO FINAL:
Álbum Individual e mural coletivo.
Nunca vi um blog tão completo! Obrigada por dividir com a gente!
ResponderExcluir