SEJAM BEM VINDOS!!!

Este blog tem por objetivo auxiliar professores de educação infantil.
Compartilharemos atividades, projetos, reportagens sobre educação, artesanatos, dicas de decoração para sala de aula e muito mais...
Estou muito feliz com a criação deste blog, é a realização de um sonho.
Conto com a participação de vocês com sugestões, pedidos e críticas.
Aproveitem!!!
Professora Dany.

domingo, 20 de março de 2011

PROJETO: “QUEM SOU EU?!”

JUSTIFICATIVA:
Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo
de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal,
inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade,
os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas
vezes os pais passam a idéia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com
outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir
a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo.

OBJETIVOS:

Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade.

Conhecer a história e o significado de seu nome;

Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;

Construção de outros valores de vida.

Aquisição de novas formas de relações.

CONTEÚDOS:

CONCEITUAIS:

* Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar.

PROCEDIMENTAIS :

* Participação em pesquisas.
* Exploração de retratos.
* Compartilhar experiências vividas.

ATITUDINAIS:

* Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar.
* Respeito e valorização de si próprio e com os colegas.

JANELAS:

Linguagem Oral e Escrita:

Rodas de conversas,

Leitura e escrita do nome,

Parlendas,

Advinhas,

Trava – língua,

Histórias.
Matemática:

Seqüência numérica,

Contagem,

Função dos números,

Grafia de números,

Leitura de números.

Artes:

Desenho,

Pintura,

Recorte e colagem,
-
Modelagem,
-
Apreciação.
Natureza e sociedade:
-
Esquema corporal,
-
Órgãos dos sentidos,
-
Animais de estimação.
Movimento:
-
Circuitos,
-
Brincadeiras,

- Psicomotricidade.

Música:
-
Interpretar músicas infantis,

- Ouvir músicas clássicas e populares.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
-
Preparar o material para a Dinâmica de iniciação, “Tesouro”.
-
Providenciar fotos dos alunos para as atividades de auto-retrato.
-
Providencias material para os alunos Desenharem seus auto – retratos.
-
Elaborar pesquisas sobre a história dos nomes dos alunos.
-
Juntar revistas para serem usadas nas pesquisas em classe pelos alunos.

- Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos alunos referentes as diferentes
características físicas dos seres humanos. (pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.).
-
Pesquisar os significados dos nomes da turma.
-
Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o
projeto. (anexas ao projeto).

ETAPAS:
-
Em roda aplicar a dinâmica “Tesouro”.
-
Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.).

- Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo,
altura, meninos e meninas, etc.).
-
Iniciar as seqüências de atividades pela ordem proposta a baixo
SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES:
1- Auto – Retrato.
2- História do Nome.
3- Atividades com nomes.
4- Esquema corporal.
5- Altura e peso.
6- Órgãos dos sentidos.
7- Número do sapato.
8- Animais de estimação.

PRODUTO FINAL:
Álbum Individual e mural coletivo.

Um comentário: